Quando se fala que família e escola têm que caminhar juntas não se quer dizer que uma vai desempenhar o papel da outra e sim que uma vai auxiliar e completar a outra.
A família quando educa seu filho transmite a ele seus valores e conceitos podendo cobrar dele atitudes dentro do que lhes foi ensinado. A escola ao ocupar o lugar da família tentará transmitir valores e conceitos de uma maneira coletiva.A criança em formação não sabe distinguir qual é a maneira certa e sim qual é a maneira mais fácil. Se em casa tudo é permitido ele avança; se na escola existem regras e estas são praticadas ele as cumpre. Reclama, mas cumpre.
Afinal que cidadãos teremos no futuro com este tipo de comportamento?
O certo e o errado não existem para ele e sim o aproveitar a oportunidade. “Se na minha casa eu posso fazer o que na escola é proibido, eu vou aproveitar a minha casa e agir como eu quero”.
Será que é este tipo de pessoa que queremos formar?
O psiquiatra e escritor Içami Tiba, fala em sua entrevista sobre a falta de limites que está levando gerações inteiras à falta de cidadania.
Sugestão de Leitura – Quem Ama, Educa! Içami Tiba.
Há também Quem Ama, Educa! para Adolescentes.
Reflita sobre este tema e deixe aqui a sua opinião. Todos nós que estamos envolvidos neste processo de Educar temos que partilhar nossas experiências.
Texto extraído do Blog EducaJá
Nenhum comentário:
Postar um comentário